terça-feira, 26 de setembro de 2017

EEM Dr. João Ribeiro Ramos






A Física social de Auguste Comte
(Pai da Sociologia)



Influenciado por Bacon e Descartes, e também pelo contexto histórico das Revoluções Liberais Burguesas de 1830 juntamente com a 2ª Revolução Industrial e suas consequências.

Comte propunha uma ciência denominada, inicialmente, como Física Social ou Ciência da Sociedade e posteriormente chamada de Sociologia, na qual usaria a experimentação, a observação, critérios das ciências naturais aplicados na Sociologia.




Clássicos




Resultado de imagem para emile durkheim




















Links











http://www.mundociencia.com.br/sociologia/como-surgiu-a-sociologia/

https://www.todamateria.com.br/o-que-e-sociologia/





Outros links:


https://super.abril.com.br/cultura/online-gratuito-e-de-qualidade/#

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp

http://www.seduc.ce.gov.br/

http://www.siteastronomia.com/































Resultado de imagem para gifs animados cerebro



Sociologizando...



Violência

         É de conhecimento de todos que a violência tem aumentado bastante, é um problema persistente que atinge da forma direta ou indiretamente à população. O nosso país tem níveis acima da média mundial que se refere a crimes violentos, onde jovens e negros são a maioria das vítimas. 
           A violência tem tomado uma proporção tão grande que chega a assustar, envolvendo os mais diversos tipos, tais como as mortes por armas de fogo, feminicídio, estupro, racismo, abuso infantil e a violência no trânsito. Diversos fatores têm colaborado para tais acontecimentos o aumento desordenado das cidades, a falta de emprego, miséria, fome, dentre outros. 
          Contudo os governantes têm se mostrado incapazes de controlar essa calamidade social. Pior que tudo é constatar que a violência existe com a conivência de grupos das polícias, representantes do legislativo de todos os níveis e, inclusive, de autoridade do poder judiciário. A corrupção é uma das piores chagas do nosso país e está associada a violência, são as duas faces da mesma moeda.

                                                   
                                                                                         (Gustavo - 1º E/Tarde)      
                                                                                                 Em: 11/06/2019




Política

BOLSONARO E SUA CANDIDATURA

No começo de sua candidatura, Bolsonaro disse muitas coisas para melhorar o Brasil. Fez muitas propostas para o povo brasileiro. Sua primeira proposta era diminuir o tempo  de aposentadoria para os idosos (mulher com 57 e homem com 60),  mas, isso não era verdade. Passou as eleições e não mudou nada até agora. Sua segunda proposta era dar armas para todo brasileiro, coisa que nunca era para acontecer, mas,  graças a Deus que não foi aceito essa proposta, se não ia virar uma baderna no Brasil. E isso foi continuando, todo brasileiro pensando que ele ia mudar o Brasil, que nada! Agora ficou pior, Jair Bolsonaro quer agora acabar com a merenda escolar, meu Deus! Aonde esse Brasil vai parar? E não pára por aí, Bolsonaro disse que mulher não era para trabalhar para ganhar o mesmo salário que os homens, era para ganhar muito menos. Continuando…para completar Bolsonaro é contra os gays, meu Deus! Pra que isso?! Todo mundo é igual, ninguém é melhor que ninguém  e nem pior.
Bolsonaro tá acabando com o Brasil e isso tem que mudar, se não o Brasil vai virar um lugar de guerra, de violência, coisa que nenhum brasileiro quer. É isso, Bolsonaro tem que sair da presidência, antes que ele acabe com o Brasil. Os brasileiros estão sofrendo muito com a falta de  emprego, saúde e com tudo. Nos postos de saúde, os remédios estão em falta, muita gente sofrendo com doenças e não tem um remédio, isso faz é vergonha. E mais uma coisa pra completar, Bolsonaro quer cortas as verbas das universidades. Meu Deus! Como uma pessoa pode ser tão mau?

#Forabolsonaronãoqueremosmaissofrer 


                                                                                                   (David Kauan - 1º E/Tarde)
                                                                   Em: 11/06/2019


****




















Sociologizando...

Evasão escolar e ensino remoto (Depoimentos/2021)


Foi, e é estressante ao limite, pular de uma ponte seria melhor do que ficar de 4 a 5 horas escutando algo que não tem como aprender, e ser bombardeado de dever a cada 5 segundos. (Francisco, 15 anos, 1º ano).

 

Minha vida normal é bem cansativa, estressante, tem às vezes que tô de mal humor, mas é a vida. Minha vida no ensino remoto até que é relaxante, compreensível, não dá pra aprender muito, mas até que tá indo bem. Mas, se não fosse a pandemia estaria tudo maravilhoso. Essa é a minha vida, minha experiência, é o que eu acho (Márcia, 15 anos, 1º ano).

 

Essa fase não tá legal, tá sendo complicado até porque não é todo dia que estou disposta, tem dias que a internet não colabora, tem dias que a ansiedade não me permite em ligar o celular. Quando estou doente é zero coragem de pegar no caderno pra fazer as atividades, acabo me atrasando, mas sempre tento, persisto, insisto, porque o que me resta é esperança que tudo vai ficar bem e logo vamos estar juntos e presentes novamente (Lara, 16 anos, 2ºano).


Primeiramente, a estrutura das escolas públicas e privadas estão sendo em forma remota. Apesar das dificuldades enfrentadas no momento atual, há muitas desigualdades sociais. Algumas pessoas ainda têm a imaginação de que da maneira que está, somente os alunos que estão em escolas privadas tem possibilidade de se formar e ter um bom futuro em relação ao que quer fazer. Mas, assim como eles têm essa possibilidade, todos têm, aliás todos tem potencial (Clara,16 anos, 2ºano).


Não tive paciência e acabei desistindo. Presencial é mil vezes melhor, porque você está ali interagindo, você pode fazer pergunta na hora, não tem travamento e nem vergonha de falar ou de aparecer. Virtual é bem mais complicado, é bom presencial, porque está ali presente, interagindo com todo mundo. (Maria, 17 anos, 3º ano).

A escola representa tudo, aprendizagem, né. Porque quando a gente tá lá toda hora e todo tempo, a gente vê uma coisa, a gente só vai ver mesmo o valor quando a gente sente falta. Porque isso vai ser meu futuro, foi o que eu estava pensando, eu não estava aprendendo, né, o que é que eu vou fazer? Pra mim ser um gari eu vou fazer uma prova pra poder passar, basicamente todos os empregos vai ter que precisar da aprendizagem. (Paula, 17 anos, 1º ano).



EEMTI CARMOSINA FERREIRA GOMES


Sociologizando...


Produção de poemas sobre o racismo - turma 1º ano B (2023)

Eletiva: Racismo, Desigualdades e Diversidade.